Filmes que todo estudante de Psicologia deve assistir 

3 min de leitura

Você é estudante de psicologia ou pretende cursar essa área? Saiba que trata-se de uma profissão bastante procurada e relevante nos dias atuais.

Mas já imaginou aprofundar seus conhecimentos nesse universo de forma divertida e dinâmica? A sétima arte costuma retratar muito bem algumas temáticas da psicologia e, pensando nisso, trouxemos alguns filmes obrigatórios para quem estuda ou pretende ingressar nessa carreira! Pode preparar a pipoca e dar o play!

Um Método Perigoso 

Esse talvez seja o filme que melhor se aprofunda nas origens da psicologia, sendo  indispensável para quem ama e deseja estudar a área. Um Método Perigoso mostra a psicanálise a partir da parceria entre Carl Jung e Sigmund Freud, dois dos maiores nomes da psicologia. Imperdível!

Psicose 

O super clássico de Alfred Hitchcock não poderia ficar de fora! Seu protagonista, Norman Bates, é um dos personagens do cinema mais interessantes a serem analisados. Com muitas reviravoltas e peças pregadas ao telespectador, Psicose é recheado de teorias e uma visão psicanalítica que é um prato cheio para quem gosta e estuda a área da Psicologia. Se você ainda não assistiu, corre!

Gênio Indomável 

Outra obra indispensável! Além de ser um filmaço, o longa aborda, entre outras questões, o trabalho do psicólogo e a importância dele. Empatia, traumas de infância e o processo de cura são explorados em Gênio Indomável, onde seu protagonista Will, interpretado por Matt Damon, é um gênio da matemática que enfrenta seus medos e fraquezas ao lado do seu terapeuta, Sean, interpretado pelo inesquecível Robin Williams. Vale a pena conferir!

Cisne Negro

Altamente aplaudido pela crítica, o Cisne Negro é drama psicológico com uma pitada de thriller que explora a mente humana, seus excessos e a dualidade do ser, a partir da protagonista Nina, vivida por Natalie Portman. A trama aborda de forma fantástica a mente humana e seus mistérios.

A ilha do medo

Um filme envolvente e surpreendente que se passa no Shutter Island Ashecliffe Hospital, um hospital psiquiátrico que explora a sanidade mental dos personagens, proporcionando análises psicológicas extremamente interessantes. Um prato cheio para os amantes da psicologia.

O silêncio dos inocentes

Para quem quer tentar entender como funciona a mente de um psicopata, O Silêncio dos Inocentes é uma boa pedida. Na trama, Clarice, interpretada brilhantemente por Jodie Foster, entrevista Hannibal Lecter, um assassino em série. Ela tenta desvendar a mente sombria do serial killer, um psicopata culto e sofisticado que usa a própria psicologia para manipular os agentes ao seu redor, inclusive Clarice. Prepare-se!

Divertida Mente 

De uma forma muito divertida e inteligente, o filme aborda as mais diversas emoções humanas, sendo uma obra interessante para os estudantes e futuros psicólogos. Não tem como não amar!

Fragmentado 

O longa retrata Kevin, um homem com dissociação de personalidade, mais especificamente 23 personalidades, cada uma com características distintas, com idades, interesses e comportamentos diferenciados, como se fossem realmente outras pessoas. Um filme brilhante e indispensável! 

O Quarto de Jack

A trama conta a história de um menino de cinco anos que vive trancafiado em um espaço confinado. Lá, toda sua concepção de mundo é formada, uma vez que foi o único lugar em que esteve por toda a vida, junto com a mãe. O filme aborda o amor e o cuidado materno, bem como a construção que fazemos da realidade e nossa capacidade de adaptação ao mundo em que vivemos.

A Pele que Habito 

Um poderoso e impactante filme de Pedro Almodóvar. Nele, um cirurgião plástico torna-se obcecado por um projeto misterioso envolvendo a criação de uma cobaia humana, aprisionando-a dentro de casa. Observamos diversas associações à psicanálise, abrindo espaço para diversas interpretações do telespectador e promovendo as mais variadas sensações a quem assiste. Recomendamos!

Coringa 

Finalizamos a nossa lista com o filme mais recente de um dos vilões mais idolatrados do cinema. Em Coringa, mergulhamos na jornada de um complexo personagem, com seus traumas, tragédias e falhas. O longa aborda uma visão mais humana para o protagonista, que nos gera empatia e, ao mesmo tempo, faz uma crítica inteligente e afiada da nossa sociedade.

Ufa! Já pode fazer a pipoca, preparar o sofá e se jogar em uma maratona mergulhando no universo complexo e apaixonante da psicologia. Já assistiu alguma dessas obras? Deixa aqui nos comentários!