Como organizar uma rotina de estudos mais produtiva

3 min de leitura

Você faz uma boa gestão do seu tempo?  Investir em uma  rotina de estudos é essencial para quem busca crescer na carreira e, de quebra, ainda traz benefícios como disciplina, organização, foco, concentração e motivação. Por isso, trouxemos algumas dicas de como estabelecer de vez uma rotina de estudos mais produtiva! Confira:

Monte um cronograma para as disciplinas que deverão ser estudadas

Para não deixar nada de lado, montar um cronograma é essencial. Assim, você tem controle de tudo o que deve ser estudado no dia. Aqui vai uma dica: tente intercalar disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que te exigem mais esforço e dedicação.

Defina objetivos e metas claras

A regra é clara: tenha objetivos e metas bem definidas. Assim, você ficará mais engajado (a), determinado (a) e focado (a) nas tarefas do dia e o que está buscando alcançar. Defina os passos ao longo de cada etapa do processo e veja como isso o motivará!

Encontre um bom local para estudar

Um fator importante que pode afetar bastante seu desempenho e sua rotina de estudos é o seu ambiente. Não ter um espaço adequado para estudar faz com que você perca tempo todos os dias para organizar um local, encontrar seus materiais, etc. Assim, busque um espaço que seja limpo, iluminado, arejado e silencioso. Procure uma mesa e uma cadeira confortável e evite ficar deitado, pois isso pode prejudicar seu rendimento e resultados.

Fuja de locais barulhentos, muito movimentados e cheios de distrações, como músicas, televisões ligadas ou celulares apitando.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem comandado as nossas vidas, então porque não utilizá-la ao seu favor na hora dos estudos? Diversas ferramentas estão surgindo para tornar a sua rotina de estudos mais produtiva, como aplicativos de gestão de tempo e a própria internet, para se manter informado do que acontece no mundo, por exemplo.

Inclua momentos de lazer e descanso

Também é muito importante para a sua produtividade tirar um tempo para descansar a mente e o corpo. Às vezes acabamos tão focados em um objetivo que nos esgotamos mental e fisicamente. 

Não deixe isso acontecer. Insira em sua rotina momentos de descanso, lazer e diversão. Procure fazer algo que você goste e que te relaxe. Lembre-se: sua saúde e bem-estar também devem ser prioridades.

Evite distrações

Como já mencionamos nos tópicos anteriores, evitar distrações, como televisão, celular e videogame, é fundamental para que você alcance bons resultados nos seus estudos.

As redes sociais, por exemplo, são um importante fator de distração. Por isso, estabeleça algumas horas do dia, de preferência após o término dos seus estudos, para acessá-las.

Separe um tempo para cuidar da sua saúde mental

Sabemos que esse momento pode acarretar grande estresse e ansiedade no dia a dia, podendo causar danos à saúde mental. Por isso, separamos esse tópico para falar da importância do autocuidado.

Respeite seu tempo e seu ritmo. Lembre-se de separar um tempo para fazer o que você gosta e estar com quem você ama. Para respirar, renovar as energias e se reconectar. 

Ah, e não hesite em buscar ajuda profissional se estiver sentindo mudanças no seu humor e comportamento, como irritabilidade, perda de sono e ansiedade em excesso.

Alimente-se bem

Nada de viver à base de café para se manter acordado! Priorize alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, e beba bastante água. 

Recomendamos também aliar a alimentação saudável à prática de atividade física, pois trará diversos benefícios para sua saúde física e mental, como o alívio da ansiedade, por exemplo.

Conclusão

Agora que você já conhece todas essas dicas, que tal colocar a mão na massa e dar início à sua nova e produtiva rotina de estudos ? Vamos lá, você consegue! 

Ah, e se você curtiu esse conteúdo, não deixe de compartilhar com os seus amigos e continuar acompanhando nosso blog e redes sociais para mais informações e dicas!

Boa sorte e bons estudos! 📚😊