MBA Executivo em Marketing e Vendas

Sobre o Curso

O novo MBA da ESAMC é o único MBA do Brasil focado em ajudar os participantes a concretizar o seu sonho profissional do primeiro ao último dia de aula.

Através de pesquisa realizada com alunos que buscam um curso de MBA, a ESAMC identificou um grande ponto em comum: quem busca um MBA está procurando um salto na carreira, seja o seu sonho como executivo em uma grande empresa, para desenvolver a sua empresa familiar ou como empreendedor em um novo negócio.

Dessa forma, o modelo pedagógico foi atualizado para garantir que todos os nossos alunos concretizem o seu sonho profissional. As principais mudanças foram:

Projeto em todas as fases

Essa disciplina é o foco do MBA, para garantir que o aluno consiga concretizar o seu sonho profissional. Desta forma, se o aluno deseja criar um novo negócio, através da disciplina de projetos – em conjunto com cada disciplina do curso –  o seu projeto será construído e remodelado, para no final do curso poder ser colocado em prática.

Um projeto construído ao longo do curso, com aplicabilidade na vida real!

O mesmo acontece para um aluno que deseja uma promoção na empresa em que trabalha, o projeto pode ser desenvolvido focando uma melhoria da sua área, trazendo um grande diferencial para a empresa.

Planejamento de carreira e competências empresariais

O participante define seus objetivos profissionais, elabora seu planejamento profissional e identifica as etapas necessárias para o desenvolvimento de todas as competências comportamentais e gerenciais necessárias para um profissional de sucesso.

Competências Comportamentais:

  • Empreendedorismo;
  • Ética pessoal e corporativa;
  • Comprometimento e responsabilidade;
  • Equilíbrio emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Consciência & Diversidade cultural;
  • Flexibilidade.

Competências Gerenciais:

  • Liderança;
  • Visão global & Pensamento estratégico;
  • Gestão de pessoas e conflitos;
  • Processo de vendas;
  • Trabalho em equipe;
  • Gerenciamento & Entrega;
  • Processo de tomada de decisão;
  • Etiqueta empresarial;
  • Cultura & Valores organizacionais.

Foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais

Outro ponto importante do novo MBA da ESAMC é o foco no desenvolvimento das competências comportamentais e gerenciais. Depois de já inseridos no mercado de trabalho, percebemos que o grande diferencial que um curso de MBA pode oferecer para os seus alunos é ajuda-los a se desenvolver em pontos comportamentais e gerenciais.

Por isso, além de possuir disciplinas voltadas para a teoria, importantes para a escolha de especialização, o novo MBA da ESAMC possui disciplinas voltadas para o desenvolvimento comportamental e gerencial, como: Negociação e Administração de Conflitos, Visão de Futuro e Tendências de negócios e Planejamento de carreira e competências empresariais.

Aulas dinâmicas

Sabemos que os alunos de MBA já possuem grandes responsabilidades profissionais e familiares, e por isso, chegam mais cansados em sala de aula. Por isso, as aulas do novo MBA serão mais dinâmicas, participativas e cada vez com mais casos reais, para fazer com que os alunos aprendam na prática!

Objetivos e Estrutura do curso

MBA de Marketing e Vendas da ESAMC tem como objetivo desenvolver a capacidade de otimizar a estratégia de vendas de uma organização, sugerir novas ferramentas de marketing e melhorar o conjunto de ações usadas nos canais de distribuição. O aluno irá aprender a planejar estratégias, definir e executar táticas de marketing e vendas e, depois de implementadas, avaliar o seu retorno. Por isso, é recomendado para profissionais de qualquer área de formação que queiram adquirir, rever ou atualizar conhecimentos na área de gestão de marketing e vendas.


 A disciplina de Projeto é o foco do MBA ESAMC e tem como objetivo garantir que o aluno concretize seu sonho. Desta forma, se o estudante deseja criar um novo negócio, este propósito será construído e modelado através da disciplina de Projeto (em conjunto com as outras disciplinas do curso), para que, ao final da Pós-Graduação, o conteúdo possa ser colocado em prática na vida real do formando. O mesmo acontece com aquele que deseja uma promoção na empresa em que trabalha e neste caso, o projeto pode ser desenvolvido centrando-se em melhorias para a própria área de atuação, trazendo um grande diferencial para a empresa.

OBJETIVOS E FASES MKT E VENDAS

A estrutura do curso é outro fator determinante para o sucesso dos alunos. Dividido em três fases, o MBA ESAMC segue uma estrutura definida para proporcionar uma dinâmica envolvente de estudos. Este sistema de ensino garante o aprendizado de pontos básicos na formação do Pós-graduando, como:

  • Desenvolvimento técnico necessário para a especialização escolhida;
  • Desenvolvimento gerencial e comportamental, visando o crescimento profissional;
  • Desenvolvimento do projeto pessoal ou profissional do aluno, transformando o sonho em realidade.

Fase 1

  • DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA (h/a)
    Planejamento de carreira e competências empresariais 24
    Análise de cenários e planejamento estratégico 18
    Criação de Valor em Marketing 30
    Gestão de Projetos e Processos 18
    Gestão Estratégica de Finanças 30
    Liderança e Gestão de Talentos 30
    Negociação e Administração de Conflitos 24
    Visão de Futuro e Tendências de negócios 24
    PROJETO FINAL – Fase I 18
    TOTAL 216

    Detalhamento das disciplinas:

    A disciplina de Planejamento de carreira e competências empresariais inicia o aluno no MBA ESAMC, com a proposta de planejar os rumos profissionais e de estudar os conceitos e atributos de competências empresariais valorizadas pelo mercado de trabalho, além de técnicas de como montar e gerenciar uma rede de contatos e do desenvolvimento de competências comportamentais (como empreendedorismo, ética, comprometimento, responsabilidade e equilíbrio emocional) e de competências gerenciais (como liderança, pensamento estratégico, gestão de pessoas, processo de vendas e processo de tomada de decisão).

    Em Análise de cenários e planejamento estratégico o aluno aprende conceitos macroeconômicos, relação entre oferta e demanda e cenários políticos, sociais, de mercado e alterações nos hábitos de consumo. Na disciplina de Criação de Valor em Marketing são estudados conceitos de análise dos consumidores, da concorrência e do produto, além da Matriz SWOT. Em Gestão de Projetos e Processos, o aluno aprende a criar projetos com um ciclo que se inicia no cronograma e passa pelo escopo, pelos recursos e riscos e pela gerência.

    Nas aulas de Gestão Estratégica de Finanças são observados conceitos de governança corporativa e demonstrações financeiras, além de análise de balanços, gestão de custos e matemática financeira. Com a disciplina de Liderança e Gestão de Talentos o pós-graduando entende noções de estrutura organizacional, descrição de cargos, administração salarial, atração de talentos e liderança. As aulas de Negociação e Administração de Conflitos são mais práticas e levam o aluno a desenvolver a competência de negociar conflitos internos, visando o bem-estar da empresa. O conteúdo de Visão de Futuro e Tendências de Negócios abrange conceitos de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

    Nesta primeira etapa da disciplina de Projeto Final, o aluno definirá seu projeto de acordo com os objetivos que almeja, garantindo a composição do conteúdo para as outras fases da disciplina, que culminará em um plano sólido ao final do curso, podendo inclusive ser aplicado na prática.

    Fases 2 e 3

  • DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA (h/a)
    Gestão Estratégica de Produtos e Serviços 15
    Pesquisa de Mercado 15
    Customer Relationship Management – Online & Offline 15
    Comportamento Digital e Redes Sociais 15
    PROJETO FINAL – Fase II 12
    TOTAL 72

    Detalhamento das disciplinas:

    • Gestão Estratégica de Produtos e Serviços: são definidos conceitos de posicionamento e estratégia.
    • Pesquisa de Mercado: o aluno aprende noções e exemplos deste conteúdo.
    • Customer Relationship Management – Online & Offline: são estudados os conceitos, suportes tecnológicos e estratégias de relacionamento com os clientes.
    • Comportamento Digital e Redes Sociais: analisa-se conceitos, evolução e “netnografia”, que é o modelo de comportamento do consumidor em ambiente virtual, além de tipos de negócios digitais.
    • Projeto Final – Fase II: o aluno continua o desenvolvimento do próprio projeto individual, já definido na primeira fase.
    DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA (h/a)
    Gestão de Trade Marketing e Omnichannel 12
    Previsão e Estratégias de Vendas e Distribuição 12
    Gestão da Comunicação Integrada (online & offline) 12
    PROJETO FINAL – Fase III 36
    TOTAL 72

    Detalhamento das disciplinas:

    • Gestão de Trade Marketing e Omnichannel: são aprendidos conceitos de “Trade Marketing Mix”, além de shopper (o comportamento do consumidor no ponto de venda), merchandising e exposição no PDV, gerenciamento por categorias e os seis P’s do varejo, passando ainda pelo conceito de Omnichannel.
    • Previsão e Estratégias de Vendas e Distribuição: são absorvidos pelo aluno conteúdos como a distribuição entre estratégia competitiva, estrutura e gestão de canais, gerenciamento de categorias, key account management e previsão de vendas.
    • Gestão da Comunicação Integrada (Online & Offline): o aluno aprende sobre os meios alternativos e os novos meios de comunicação, além de criação publicitária, seleção de agências, atendimento publicitário, marketing de incentivo, merchandising, legislação promocional, comunicação dirigida e dentro do contexto digital e comunicação mercadológica.
    • Projeto Final – Fase III: o aluno conclui o projeto definido e traçado nas fases anteriores do curso.