MBA Executivo em Marketing e Vendas

Sobre o Curso

MBA Executivo em Marketing e Vendas da ESAMC tem como objetivo desenvolver a capacidade de otimizar a estratégia de vendas de uma organização, sugerir novas ferramentas de marketing e melhorar o conjunto de ações usadas nos canais de distribuição. O aluno irá aprender a planejar estratégias, definir e executar táticas de marketing e vendas e, depois de implementadas, avaliar o seu retorno. Por isso, é recomendado para profissionais de qualquer área de formação que queiram adquirir, rever ou atualizar conhecimentos na área de gestão de marketing e vendas.

Dinamismo

O MBA ESAMC permite que o estudante elabore sua trilha do conhecimento. No 1ª semestre as 04 disciplinas são obrigatórias. No 2ª semestre a turma definirá 04 (quatro) disciplinas que serão oferecidas. O 3ª semestre consiste num PLANO FINAL DE MBA, com formato de hackathon Neste sentido, venha viver esta experiência inesquecível.

1° Semestre


Detalhamento das disciplinas

Planejamento de Carreira e Competências EmpresariaisVisão de Futuro e EmpreendedorismoGestão EstratégicaGestão de Projetos
• Diagnóstico das competências pessoais de cada estudante: forças e fraquezas – oportunidades e ameaças• Gestão da Inovação e da Transformação Digital (Creative Thinking)• Cenários macroeconômicos: políticos, sociais e de mercado • Gerenciamento de integração
• Técnicas para elaborar e gerenciar rede de contatos• Future- Proof Organizations (ferramentas da previsão e estratégias de futuro)• Ferramentas de estratégias: 5w2h, PDCA, Swot• Gerenciamento de escopo
• Ferramenta para avaliação 360°• Analiytics & Decision Making (Biga Data, BI e Business Analytics)• Defesa da ideia, produto e negócio• Gerenciamento de cronograma
• Prática voltada para o desenvolvimento das competências necessárias para boas apresentações em público e em reuniões• Indústria 4.0• Customer success • Corporate venture• Gerenciamento de SteakHolders
• Gestão de Carreiras • Roteiro de planejamento de médio e longo prazo• IOT • Blockchain• Gerenciamento de riscos
• Business Partner• Gerenciamento da qualidade

2° Semestre – FASE 1

Detalhamento das disciplinas

Gestão FinanceiraGerenciamento de PessoasCriação de Valor em Marketing
• Introdução à Gestão Financeira• Estrutura organizacional• Comportamento Digital e Redes Sociais
• As principais demonstrações financeiras• Administração salarial: Descrições, classificação e avaliação de funções• Inteligência de Mercado
• Matemática financeira e valor do dinheiro• Remuneração e benefícios• Análise e Definição de clientes – segmentação e personas
• Análise de balanços• Gestão por Competências e Meritocracia: Avaliações de desempenho, sistemas de metas e bonificações• Construção da proposta de valor e modelo de negócios
• Employer Branding: atração e engajamento de talentos por meio da marca empregadora
• Gestão de resultados: people analytics (decisões pautadas em dados contribuindo com a gestão de pessoas)

2° Semestre – FASE 2

Detalhamento das disciplinas

Finanças CorporativasGestão Integrada de Marketing e VendasGestão de Talentos e Desenvolvimento de LiderançasGerenciamento de Projetos em Mkt DigitalGerenciamento de Recursos e Governança CorporativaGerenciamento de Projetos em Controladoria e Fusões
• Estrutura de capitais e análise avançada de investimentos, inclusive em mercado de capitais• Desenvolvimento e Gestão da Comunicação Integrada (online & offline)• Liderança na Era da Instantaneidade• Gestão da Comunicação Integrada• Métodos Ágeis em Gestão de Pessoas• Gestão de custos, preços e aquisições
• Critérios e mecanismos de análise, aprovação e controle de investimentos• Atração de clientes e construção de reputação – Inbound marketing• Gestão de conflitos• Customer Relationship Management – Omnichannel• Pilares da Governança Corporativa• Planejamento Tributário e Orçamento
• EVA• Integração de canais de venda e comunicação• Gestão do Capital Intelectual: Desenvolvimento das equipes• Segmentação e comportamento• Cultura Organizacional e Employee experience• Administração do fluxo de caixa
• Gestão de mudanças• Estratégias em Canais digitais: Facebook, Instagram e Google• Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no  Trabalho• Avaliações, fusões e aquisições de empresas, nos âmbitos estratégico, tático e operacional (Takeover e LBO)
• Mercado de Trabalho e Atração e Seleção de  Profissionais (workforce planning)• Plano de Comunicação digital• Valuation de projetos e empresa
• Tópicos especiais em gestão de pessoas: tendências em RH, comunicação não-violenta / interações humanas

3° Semestre

Detalhamento das disciplinas

Plano Final: MBA Challenge

Desenvolver nos estudantes munindo-os com o mindset e as ferramentas necessárias para conduzir as inovações e transformações que as empresas e o mundo precisam. O programa do módulo prioriza o aprendizado prático, a experimentação e o diálogo com o mercado. Os estudantes serão divididos em equipes e irão receber um desafio de uma empresa parceira da Faculdade Esamc Uberlândia. Serão desenvolvidas atividades nas quais a criatividade dos participantes será explorada com uma duração de 15 semanas.
Dividido em 4 etapas: Pesquisa e Descoberta, onde as equipes terão contato com a empresa e seu problema; Ideias e Ferramentas, com o foco nas ferramentas e conteúdos necessários para que as equipes desenvolvam suas ideias; Desenvolvimento, contendo Pitchs com o cliente e mercado com o objetivo de validação da ideia e produto; e Prototipação, de forma a testar os atributos, diminuir os riscos e o investimento do projeto, antes da apresentação à empresa.