DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

2 min de leitura

Não tem sido fácil manter a calma durante os últimos meses, não é mesmo? A ansiedade tem se tornado um tema recorrente durante esse período, especialmente para quem está na faculdade ou tentando entrar nela. A pandemia, as provas, os prazos para entrega dos projetos, o bombardeio de informações ao longo do dia, as autocobranças, as redes sociais, o trabalho, a família, os amigos, são muitas coisas ao redor que podem gerar desgastes emocionais e prejudicar nosso desempenho.

Infelizmente, a ansiedade pode afetar mais pessoas do que imaginamos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população brasileira é a mais ansiosa do mundo inteiro, ocupando o 5º lugar quando o assunto é depressão. De acordo com esse mesmo levantamento, 9,3% dos brasileiros possuem algum transtorno de ansiedade, já a depressão afeta 8% da população.

Na trajetória de estudos, é importante tentar entender os sinais que o seu corpo te envia, conhecer seus sentimentos, ressignificar emoções ruins e respeitar seus limites. Precisamos cuidar de nós mesmos e aprender, aos poucos, a diminuir nosso ritmo para que isso não afete nossa saúde mental, e consequentemente, nossos estudos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a controlar a ansiedade. Vamos conferir?

Exercícios de respiração

A respiração tem um grande poder sobre as nossas emoções, principalmente a ansiedade. Por isso, existem diversos exercícios muito bons para momentos em que você sente o coração disparar. Expiração alongada, respiração quadrada, respiração alternada, todas essas técnicas ajudam a manter a calma, só precisa encontrar a que funcione melhor para você.

Para começar, tente fazer o seguinte: inspire lentamente pelo nariz por quatro segundos. Mantenha o ar nos pulmões por mais quatro segundos e expire, pela boca, com a mesma contagem. Após esvaziar os pulmões, mantenha-os vazios por mais quatro segundos. Repita o exercício quantas vezes forem necessárias.

Meditação

Meditar pode não ser uma tarefa fácil, mas a prática pode ajudar a acalmar e, ainda, melhorar a sua concentração na hora de estudar e até mesmo, evitar a insônia. Para ajudar no processo, alguns aplicativos dão dicas de como se concentrar e não deixar a ansiedade tomar conta:

Headspace – Disponível para iOS e Android

Medite.se – Disponível para iOS e Android 

Sattva – Disponível para iOS e Android

Técnica Pomodoro

Essa é uma técnica que pode te ajudar a manter a calma nos estudos. Em linhas gerais, o método “usa o tempo como aliado” e consiste em dividir nosso dia em blocos de 25 minutos (“pomodoros”), com pequenos intervalos, de 5 a 30 minutos, entre eles. O criador dessa técnica afirma que colocá-la em prática pode trazer diversos benefícios, como o alívio da ansiedade, o aumento do foco e da concentração por meio da redução das interrupções, aumento de motivação e melhoria no processo de estudo.

Autoconhecimento

O primeiro passo é se observar. Reflita sobre o que você sentiu antes e depois de se sentir ansioso. Desacelere, pare e respire fundo. Dessa forma, é possível evitar situações que podem desencadear o problema. Quando se sentir mal durante os estudos, levante e beba uma água, vá para uma área externa, faça exercícios de respiração. Sua mente irá agradecer esses minutos de tranquilidade.

Além disso, é importante buscar atividades que fujam da sua rotina, sempre que possível. Converse com amigos e familiares. Evite o contato com pessoas “negativas”. Faça atividades físicas regularmente e não se automedique.

Lembre-se que sua saúde emocional não pode ser deixada de lado. Se você tem apresentado sinais de ansiedade constantemente, é importante procurar a orientação de um profissional, combinado? <3