Uma boa formação e cursos complementares nem sempre são suficientes para garantir aquela tão sonhada vaga de emprego. Além da experiência e da base teórica, as empresas, muitas vezes, buscam profissionais que se adequem à sua cultura organizacional e que reúnam habilidades que ajudarão no desenvolvimento corporativo.
Essas habilidades estão relacionadas ao desempenho do colaborador, sua capacidade de realizar tarefas e desenvolver aptidões. Apresentá-las e dominá-las se tornou ainda mais valioso para o futuro, já que empresas vêm se atentando, mais do que nunca, a isso no momento de contratação.
As habilidades mais valorizadas pelas empresas podem influenciar a sua contratação, sua estabilidade como profissional e, inclusive, os rumos da sua carreira. Por isso, estar a par de quais são elas pode te ajudar a entender quais você já possui, a se aperfeiçoar e já chegar preparado para atender às demandas daquela organização.
Pensando nisso, apresentamos algumas dessas características a seguir. Confira:
Comunicação
Uma boa comunicação é necessária para os profissionais de todas as áreas em algum momento, seja na hora da entrevista de emprego, no dia-a-dia do trabalho, em uma apresentação ou naquele bate-papo com o colega. Por isso, é importante se comunicar bem, ter segurança na fala, vencer a timidez. O diálogo ajuda no aprendizado e além disso, melhora a compreensão no ambiente profissional, seja pelas lideranças ou pelo resto da equipe.
Liderança
Uma característica importante, exigida cada vez mais pelas organizações, é a capacidade de liderança. Motivar os colaboradores, inspirar equipes, se relacionar bem, saber escutar, compreender e acompanhar as mudanças que acontecem ao redor caracterizam um bom líder. As empresas procuram líderes capazes de desenvolver e entregar tarefas, sempre buscando os melhores caminhos para superar adversidades.
Criatividade
Essa é uma das habilidades mais requisitadas pelas empresas, pois é com criatividade que a organização pode se diferenciar e se destacar da concorrência. Profissionais que sabem se reinventar e oferecer soluções inovadoras, que vão além do tradicional ou já esperado, têm mais chances no mercado. Vale lembrar que a criatividade é importante e necessária em qualquer profissão, viu?!
Resiliência
A resiliência é uma habilidade que tem ligação com a inteligência emocional e é imprescindível tanto para quem está começando uma carreira quanto para profissionais já consolidados no mercado. Saber lidar com adversidades, assimilar críticas e encarar desafios sem desanimar e sem abalo de produtividade é um grande destaque em qualquer processo seletivo. Mas não se preocupe, a experiência e as vivências do dia-a-dia no trabalho o ajudarão a lidar da melhor maneira possível com os futuros obstáculos.
Flexibilidade
Um profissional flexível é aquele que tem capacidade de se adaptar aos mais diferentes cenários de trabalho e às transformações que estão acontecendo. Saber lidar com imprevistos e desafios, buscar soluções, rever seu ponto de vista e estar disposto a seguir novos rumos te beneficiará profissionalmente.
Comprometimento
Ir além do seu trabalho, sair da sua zona de conforto, são qualidades que o mercado valoriza. Ter responsabilidade com os prazos e com a qualidade das entregas, evitar faltas e atrasos, levar suas atividades a sério, se comprometer com as metas da organização e superar objetivos são atitudes que contribuem para o sucesso profissional.
São muitas as habilidades em alta e você não precisa desenvolver todas elas em um alto nível para se destacar no mercado. Priorize as habilidades que sua função atual ou a função para qual você quer se candidatar demanda mais. Além disso, entenda quais habilidades você já possui e tente aprimorá-las. Esteja sempre disposto a escutar e aprender.
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